quinta-feira, 23 de junho de 2011

Gerson Borges



Conheci Gerson Borges e sua música há dois anos. Fiquei fascinado logo na primeira canção que ouvi. Este carioca carrega elementos musicais de várias culturas e partes do Brasil e consegue, como muito poucos, fazer uma arte quente, orgânica e extremamente rica. Cantor, compositor e poeta, suas letras saltam dos alto-falantes e quase tomam formas aos nossos olhos. É um dos raros artistas da música cristã brasileira que apresentam um grande conteúdo musical e literário e buscam um alto padrão em sua arte, coisa que todo “artista cristão” deveria fazer. Aliás, não costumo compartimentar música em gêneros. Apenas divido em duas categorias: a música boa e a música ruim.

A música de Gerson Borges trata de uma forma particularmente sensível das coisas do nosso mundo, nosso cotidiano, dilemas, sentimentos, e talvez por isso mesmo esteja em total consonância com os temas bíblicos e o que eles nos ensinam. Ele parece não segregar o “mundo espiritual” do “mundo secular” justamente por buscar Deus e a espiritualidade nas coisas simples que permeiam nossa vida, tudo isso com legítimo embasamento cristão. Sua música pode ser sintetizada em duas palavras: verdade e beleza. No mais alto grau.



Uma obra de Gerson a se destacar é “A Volta do Filho Pródigo”, musical inspirado na consagrada parábola contada por Jesus. Canções belíssimas como “Voltar pra Deus”, Sobretudo Quando Chove”, “Janelas” e “Dia de Festa” garantem a qualidade excepcional da obra, sem falar da poesia, que ora aperta ora afaga o coração de quem ouve.



Outra obra que merece grande relevância é “Nordestinamente”, que é um mergulho na cultura do nordeste. Neste disco Gerson revela um profundo respeito pelo universo e - inclusive pelo - indivíduo nordestino. Um carioca fazendo música nordestina poderia soar pretensioso, mas o talento do músico rende uma linda e honrosa homenagem a essa região que é grande berço da nossa cultura.O próprio compositor diz:

“Não sou nordestino - sou um carioca que aprendeu a apreciar a cultura, a arte, a música e poesia do Nordeste ouvindo o rádio com meu pai. Nos anos 70, nós sentávamos na varanda, o sábado indo embora, e ouvíamos o Projeto Minerva. Esse programa chamou muito a minha atenção curiosa de menino para as Cantorias de Viola, a mágica poética nordestina e sertaneja!”

Gerson Borges - Ave do Norte


Faixas realmente emocionantes como “Ser Tão Adorador”, “Ave do Norte”, “Se Eu Sou Poeta” e “A Chave é a Oração” tiram o fôlego, de tão belas.

Gerson Borges - Se Eu Sou Poeta


Sem chavões, fórmulas prontas ou jargões religiosos requentados, Gerson CRIA e não copia. Percebo as melhores influências possíveis em sua obra, como Lenine, Chico Buarque, Sérgio Pimenta, Ivan Lins, Luiz Gonzaga e outros. Mas percebo mais ainda uma forte identidade em sua arte. Um exemplo de como podemos “espremer” muito mais da criatividade que Deus dá ao homem e produzir com excelência.


(Obs: Os vídeos postados são slides feitos por usuários do youtube, e não video clips oficiais do cantor.)

Um comentário:

  1. Muito massa esse post sobre Gerson Borges, Fábio!
    Conheci o trabalho de Gerson através do Programa Plataforma (http://www.plataforma.art.br). Foi paixão à primeira escutada! Infelizmente, quando ele esteve em Salvador, na IBG, eu tava viajando...

    Agora dá licença que eu vou ouvir todas as músicas do post, porque eu só li...

    ResponderExcluir